
Roteiro e arte de André Diniz
• Portugal – 2018, Editora Polvo
Sinopse:
Malditos Amigos traz o leitor a conhecer Ramsés, tatuador quarentão do centro velho de São Paulo, uma selva brasileira de concreto, onde sobrevivem 20 milhões de pessoas em meio à violência, aos contrastes sociais, à poluição sonora e à fumaça gerada por 7 milhões de veículos.
Entre o caos urbano e as cobranças da vida moderna, Ramsés tem a vida e o trabalho paralisados aos poucos por fadiga crônica física e mental, paranóia crescente e ódios e rancores desajustados.
Um alvo em especial: Jupará, seu ex-amigo-irmão. Ao lado de quem Ramsés descobriu a paixão pela tatuagem nos anos 90. Jupará, aquele que teria desviado dinheiro do estúdio de tatuagem que abriram juntos, anos depois. Questão que parecia já superada, mas que volta a Ramsés com carga total, junto a outros medos, desajustes e fobias.
A epidemia de depressão galopante nas grandes metrópoles e a solução fácil dos remédios (mas muitas vezes necessária) são os coadjuvantes dessa história que é contada também com bastante humor e ironia, inspirada na experiência pessoal do autor André Diniz (que não tem uma tatuagem no corpo mas sabe bem o que é viver e morrer – mesmo que um pouquinho – em uma metrópole caótica).